terça-feira, 15 de abril de 2008

Vote Roger Rocha para a reitoria!

Ontem, por acaso, participei de um jantar fechado com professores de uma universidade. Fui lá atrás da luz dos meus orientadores e eles foram para cumprir o social. O cardápio marroquino estava delicioso e as bebidas servidas eram muito finas.
No início o papo estava muito aprazível e sociável, mas era visível a divisão dos times: pró ex-reitor Timothy Mulholland e contra o ex-reitor. As bebidas finas foram sendo servidas e a galera foi relaxando.
Aí o assunto sobre a crise na universidade se tornou pauta única.
Cada qual defendeu sua posição e pontos de vista, ampliou o debate. Sou favorável ao diálogo e aprecio e respeito muito outros pontos de vista, porém, não posso deixar de registrar aqui, neste espaço de intimidade, a ridícula opinião de uma conceituada intelectual brasileira: "O reitor é no máximo um grande vaidoso e perdulário."
Maravilha! Assim o crime cometido por ele, o uso indevido do dinheiro público para conforto próprio não é mais um crime e sim um pecado capital. Aliás, são dois: a vaidade e a soberba.
Putz, pra quem estava montando um apartamento digno de receber o Papa, o ex reitor estava em grande pecado!
Discussões filosóficas a parte, a universidade vai muito bem, obrigada. As aulas continuam a ser ministradas, as teses continuam a ser defendidas e os projetos continuam a ser tocados. Pra que reitor? Porque o senhor ministro deu um prazo para a indicação de nomes senão ele mesmo, com toda a sua sapiência e autoridade de ministro nomearia o reitor. Puffsss.
Que tal copiarmos mais uma vez os colonizadores?
Ontem o guitarrista da banda Queen e doutor em astrofísica Brian May
se tornou reitor da Universidade John Moores de Liverpool.
Aqui meu voto vai para o vocalista, guitarrista e flautista da banda Ultraje a Rigor Roger Rocha Moreira que é quase arquiteto e membro de Mensa desde 2000.
Talvez assim, como bem apontou meu colega Maurício, possamos quebrar o ciclo de reitores articuladores e iniciar outro com reitores artistas, pesquisadores, trabalhadores da cultura e com ética suficiente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse tal de Timothy é um espertalhão!! Já foi tarde....Agora, deixa te fazer uma pergunta Carlota: vc não acha que a sociedade não tem a menor idéia do resultado das inúmeras pesquisas feitas nas universidades? Dizem que a produção acadêmica é imensa mas me parece muito restrita, intramuros.
Hrbrt

Carlota disse...

O ex-reitor foi tarde mesmo.
Acho que não temos a menor idéia do conhecimento produzido dentro da universidade, mas toda a produção científica tem que ter uma relevância social, ao menos é um item a ser cumprido nos projetos porém devemos repensar todo o processo da escolarização. Acredito que a autonomia desempenhada pela web poderá modificar os padrões. Enfim, muito papo e reflexão pela frente.