quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Em tempos de... funchs...whatever

Nossa tv é monitor, não pega um canal, nem os mais podres.
Por anos enganamos as telefônicas com provedores e senhas duvidosos. Sei que a primeira vista pode não parecer muito ético porém a venda casada (telefônica + provedor) é ilegal e tecnicamente dispensável. Portanto, no meu ponto de vista, enganar o usuário com a afirmação de que só acessa se tiver provedor e se aproveitar financeiramente dessa mentira é bandidagem. Após um grande pau e 2 dias brigando com o neoliberalismo não conseguimos conectar sem provedor. Uma merda! Desesperados com a falta de conexão nos rendemos aos bandidos e assinamos um provedor que pertence a uma grande organização televisiva (?) e que coloca a disposição parte de sua programação.
Tenho gosto por novelas. Definição de Massaude Moisés: "a novela, histórica e essencialmente, ocupa situação de relevo menor que o do conto e o romance. Identificada com as manifestações populares de cultura, sempre correspondeu a um desejo de aventura e fuga realizado com o mínimo de profundidade e o máximo de anestésico. Por outras palavras, só raramente atinge o nível de requintamento conseguido pelas duas formas em prosa que lhe são vizinhas. Prato variado mas ligeiro, não se detém no exame da vida e apenas se preocupa com o pitoresco que seduz e desaparece de pronto. Coloca-se, assim, em posição quase diametralmente oposta à do conto e do romance, pois o panorama que das coisas oferece é das coisas oferece é bem outro. Enquanto modo de conhecimento da realidade, a novela ilude e mistifica por obrigar todas as situações a se enquadrarem num andamento acelerado, cheio de pitoresco, que não pode ser o da vida diária. Reduzindo a complexidade do real a mera soma de gestos encadeados historicamente, obedientes à ordem linear do tempo, não admite que a realidade seja polimórfica, "transcendente", "oculta", nem que ostente relevo,
e supõe ou pressupõe tudo conhecido, conversível a atos e acontecimentos. Em suma, a novela contempla, não indaga, baseia-se na comtemplação, não na interrogação."
Agora, como temos a novela televisiva à disposição, clico no diabólico provedor quase que diariamente para minha dose anestésica da visão da realidade e não resisto as chamadas para ver os idiotas rendidos, acéfalos e sem sentimentos
(principalmente os que remetem à liberdade) que por livre e espontânea vontade estão confinados se submentendo ao Big Brother.
Quanta besteira! Como chegamos ao ponto de nos submetermos assim à ficção de Orwell e acreditarmos que é diversão? O Dr. Roberto deve estar lá, no planeta alienígena do mal de onde ele veio e para onde voltou quando se entendiou, se deleitando com a nossa falta de relevo.
Para refrescar a mente abro a folha e leio:

16/01/2008 - 03h58

Lula se encontra com Fidel Castro e ressalta "lucidez incrível"

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva finalizou nesta terça-feira sua visita oficial a Cuba e ressaltou a "lucidez incrível" e saúde "impecável" do presidente licenciado de Cuba, Fidel Castro, afastado do poder há quase 18 meses por problemas de saúde.

Porra! Estou ficando louca? Lucidez incrível? Saúde impecável? Em 1999, no 46o. congresso da Une Fidel já não me pareceu muito saudável ou mesmo lúcido. Factóides, factóides. Será que nosso excelentíssimo presidente realmente sabe o que significa impecável?
Só pode ser brincadeira.
Bom mesmo é dar um pedal pelo cerrado procurando cachoeiras azuis e tomar uma Aracê preta no final do dia sublimando todo o lixo que nos empurram como realidade.

Nenhum comentário: